06 janeiro 2014

Bolo de Reis

|
Essa deliciosa receita de Bolo de Reis, foi foi postada na Comunidade Culinária-Receitas do Orkut, em janeiro/07, pela Regina Kusdra, a querida dona da Comunidade Delícias da Regina, do Orkut (amiga essa, que hoje, já não se encontra mais entre nós, com certeza, está no céu, fazendo doces para os Anjos).

Segundo a tradição, o bolo é a estrela da festa de 6 de janeiro, quando os cristãos celebram a adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos.

Hoje é o dia para desarmar os presépios e retirar todos os enfeitos natalinos.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar
300 ml de água quente
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas
2 colheres (sopa) de manteiga (Usei margarina Qualy com sal)
1 ovo batido
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
3/4 xícara (chá) de passas pretas
3/4 xícara (chá) de frutas cristalizadas
2 colheres (sopa) de vinho do porto
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
Nozes, cerejas e frutas cristalizadas, a gosto, para decorar.

Modo de Fazer:

Numa tigela grande misture a água quente-fervente, as passas, as frutas, a
manteiga, o vinho e reserve.
À parte, peneire os ingredientes secos e acrescente à mistura de frutas.
Junte o ovo batido e as nozes.
Coloque em forma de furo no meio e leve assar.
Decore com fondant e frutas cristalizadas, nozes e cerejas a gosto.

Fondant para Cobertura

Ingredientes:

170 g de glaçúcar
2 colheres (sopa) de água fervente
1 pitada de vanilina OU 1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de Fazer:
Misturar tudo e cobrir o bolo ainda quente.
.
Segue a foto do meu bolo, não tenho ele partido, mas, postarei também, as fotos tiradas pela amiga Marilza, do bolo que ela fez, com essa receita deliciosa.



Essas são as fotos do bolo feito pela querida amiga Marilza Oliveira




Os Três Reis Magos
.
Os Três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi), na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes.
Melquior, Baltasar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros.
Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos.
Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo.
Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia.
Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber.
Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo.
Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10).
"Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações,  a respeito do significado das dádivas dadas por eles.
Quanto a seus nomes:
Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”,
Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e
Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.

Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes.
Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza;
Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e
Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade.

A exegese vê na chegada dos reis magos o cumprimento a profecia contida no livro dos Salmos (Sl. 71, 11): “Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo”.

Na antigüidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).
Durante a Idade Média começa a devoção dos Reis Magos (e que são "baptizados"), tendo as suas relíquias sido transladadas no séc. VI desde Constantinopla (Istambul) até Milão.
Em 1164, com os três já a serem venerados como santos, estas foram colocadas na catedral de Colônia, em Colônia (Alemanha), onde ainda se encontram.

Em várias partes do mundo, há festas e celebrações em honra aos Magos.

Com o nome de Festa de Santos Reis há importantes manifestações culturais e folclóricas no Brasil.

Retirei as informações acima do site:
Wikipédia...
.
Amigos,

Não posso dar esses presentes a vcs, mas, posso pedir a Deus, que em nome de Jesus, Ele conceda a todos, muita paz, amor e muita saúde a todos, não só nesse dia mas, em todos que hão de vir!

Sejam Felizes!
.